Saiba qual o grau de obesidade para fazer cirurgia bariátrica

Cada vez mais recomendada, a cirurgia bariátrica oferece inúmeros benefícios a pacientes acima do peso. No entanto, é preciso saber qual o grau de obesidade para fazer a cirurgia bariátrica.

Isso porque o procedimento exige alguns critérios para realização. Além da perda significativa de peso, o paciente também garante mais qualidade de vida e previne doenças relacionadas.

Para saber mais sobre o procedimento, continue a leitura!

Você sabe qual o grau de obesidade para fazer a cirurgia bariátrica?

A obesidade é uma condição que pode causar diversas outras doenças. Por exemplo, aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, resistência à produção de insulina, entre outras.

Portanto, quando a cirurgia bariátrica é recomendada, além da perda de peso, também é possível tratar e prevenir o surgimento desses outros quadros.

No Brasil, a cirurgia bariátrica é comprovadamente segura para combater o peso em excesso. Aliás, em um ano, o paciente pode perder até 40% do peso inicial.

No entanto, para ser elegível ao procedimento, o paciente precisa atender alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde. A seguir, vamos explicar com mais detalhes quais são eles.

Grau de obesidade

O primeiro passo é saber qual o grau de obesidade para fazer a cirurgia bariátrica. Geralmente, o paciente deve apresentar o grau 3, ou obesidade mórbida. Mas não é só isso.

Na verdade, estão aptos para fazer a cirurgia bariátrica os pacientes com IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades.

Já os pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m² podem fazer o procedimento desde que apresentem alguma comorbidade relacionada.

No caso de pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m², a cirurgia bariátrica é realizada desde que apresente uma comorbidade classificada como “grave”.

São consideradas comorbidades para a realização da cirurgia quadros de apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento do nível de gordura no fígado, colesterol alto, problemas articulares e doenças cardiovasculares, entre outras.

Idade

Além de saber qual o grau de obesidade para fazer a cirurgia bariátrica, a idade também é um fator a ser analisado. Nesse caso, paciente entre os 18 e 65 anos não têm restrições. Porém, acima de 65 anos, o indivíduo deve passar por uma avaliação individual antes de optar pelo procedimento.

Já para pacientes com menos de 16 anos, a cirurgia deve ser consentida pela família ou responsável legal. Além disso, estes devem acompanhar o paciente durante o período de recuperação.

Como já falamos anteriormente, a cirurgia bariátrica é um tratamento para obesidade que contribui para o controle e até remissão de outras doenças.

Por isso, é uma alternativa para recuperar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Afinal, oferece inúmeros benefícios metabólicos para o paciente.

No entanto, antes de optar pela cirurgia, é preciso saber que ela exige uma série de cuidados antes e depois do procedimento. Para começar, o paciente deve adotar um novo estilo de vida, que inclui atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada.

Por isso, converse com um médico de confiança para tirar todas as suas dúvidas e entender se o procedimento é recomendado para o seu caso.

Entendeu qual o grau de obesidade para fazer a cirurgia bariátrica e por que vale a pena considerar o procedimento?