Câncer de Estômago

O Câncer de Estômago é a presença de um tumor invasivo na parede do Estômago. Essa doença afeta mais de 21 mil pessoas por ano no Brasil.

Os principais fatores de risco para o Câncer de Estômago são: excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, consumo excessivo de sal, alimentos conservados, tabagismo, entre outras.

Os principais sintomas são: dor na parte superior do abdome, fezes escurecidas, vômitos com ou sem sangue, náuseas e perda de peso não intencional.

O diagnóstico é feito através da Endoscopia Digestiva com biópsia para definir o tipo de tumor e seu tratamento.

O tratamento depende da definição do estágio da doença e a cirurgia, quando possível, é muito importante no prognóstico da doença.

Tipos de Gastrectomia

Existem 3 tipos de Cirurgia do Câncer de Estômago: a Gastrectomia Total, a Gastrectomia Parcial e a Ressecção Endoscópica da Mucosa.

• Gastrectomia Total: é realizada quando o câncer se espalhou por todo o estômago. Também é indicada se a doença está localizada na parte superior do estômago, próximo do esôfago. Nela é removido todo o estômago, linfonodos próximos e algum outro órgão que possa estar comprometido, como o Baço.
  • Gastrectomia Parcial: é indicada se o câncer está localizado na porção distal (final) do estômago. O procedimento consiste em remover apenas uma parte do estômago, e se necessário, a primeira parte do intestino delgado (duodeno).
  • Ressecção Endoscópica da Mucosa: é realizado apenas em alguns tipos de câncer de estômago em estágio inicial, onde a chance de disseminação para os linfonodos é muito pequena. Neste procedimento, o tumor é removido com o auxílio do endoscópio.

O que é Gastrectomia?

A Cirurgia do Câncer de Estômago é o procedimento indicado para tratar a doença quando ela está restrita ao órgão e aos gânglios linfáticos ao redor.

Ela pode ser realizada para retirar o tumor e uma parte ou a totalidade do estômago e os gânglios linfáticos, dependendo do tipo e do estadiamento da doença. O cirurgião tentará preservar o máximo possível a parte do estômago que não está doente.

Indicações da Gastrectomia

É indicada para o tratamento de tumores benignos ou malignos do estômago.

Como é feita a Gastrectomia?

A Cirurgia do Câncer de Estômago pode ser feita de duas maneiras: Gastrectomia Aberta ou Gastrectomia Videolaparoscópia. A escolha da técnica depende do estágio do Tumor e experiência do cirurgião.

• Gastrectomia Aberta: é feita através da Laparotomia, que consiste em fazer um corte vertical no abdômen do paciente, do umbigo até o início do tórax, por onde o cirurgião remove o segmento do estômago afetado pelo câncer.
  • Gastrectomia Videolaparoscópica: Atualmente tem aumentando o número das cirurgias para tratamento do Câncer de Estômago através de acessos minimamente invasivos, a chamada cirurgia videolaparoscópica.

Este tipo de cirurgia oferece menor agressão ao organismo e, quando bem indicada e executada, é melhor para o paciente, que sofre menos com as pequenas incisões cirúrgicas, sente menor dor pós-operatória, recebe alta mais rápido, se recupera mais brevemente e retorna para as atividades com maior agilidade.

Pós-operatório da Gastrectomia

O pós-operatório vai variar de acordo com a extensão da cirurgia (parcial ou subtotal), necessidade de se retirar outros órgãos próximos ao estômago que podem estar acometidos pelo tumor e as condições clínicas do paciente.

Nos primeiros dias de pós-operatório, é necessário que o paciente permaneça sem se alimentar pela boca por alguns dias, até que a ligação entre estômago e intestino esteja bem cicatrizada. Desta forma, a dieta pode ser administrada temporariamente através de sondas introduzidas pelo nariz, até que a dieta oral possa ser reintroduzida.

Os pacientes submetidos à Gastrectomia Parcial voltam a se alimentar por via oral em cerca de 2 dias, enquanto aqueles submetidos à Gastrectomia Total voltam em cerca de 4 a 5 dias, dependendo da evolução no pós-operatório.

Para dúvidas ou mais informações sobre o Câncer de Estômago, entre em contato!