Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica e Metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade ou redução de estômago, é considerada o principal tratamento contra a obesidade, doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo e que é fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia do sono, entre outras.

A obesidade possui várias causas, podendo estar ligado à maus hábitos alimentares, sedentarismo, genética do indivíduo e disfunções endócrinas.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que a obesidade atinge cerca de 20% da população, especialmente pessoas entre 55 e 64 anos. No mundo, são aproximadamente 600 milhões de pessoas com a doença.

Como é feita a Cirurgia Bariátrica?

Existem diversas técnicas de cirurgia bariátrica e que podem ser realizadas por abordagem videolaparoscópica, robótica ou convencional (aberta). São elas:
  • Bypass Gástrico ou Gastroplastia com derivação em Y-de-Roux: é a técnica mais realizada no Brasil, correspondendo por até 70% das cirurgias bariátricas. Consiste na confecção de um reservatório gástrico de aproximadamente 50ml e um desvio intestinal, de aproximadamente 1 metro. Esse conjunto de intervenções provoca importantes alterações hormonais e metabólicas, levando a perda de 70 a 80% do excesso de peso corporal.
  • Gastrectomia Vertical ou Sleeve: técnica que vem ganhando muito espaço no tratamento da obesidade. Consiste na transformação do estômago em formato de tubo, com capacidade de aproximadamente 100ml. Provoca perda de peso e controle de doenças associadas (hipertensão, diabetes) semelhante ao Bypass gástrico.
  • Banda Gástrica ajustável e Duodenal Switch são procedimentos pouco realizados no Brasil pois são indicadas em situações de excessão.

O que é Cirurgia Bariátrica?

A Cirurgia Bariátrica é o tratamento cirúrgico para a obesidade mórbida e/ou grave, além de tratar doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal ou que foram agravadas por ele. É um procedimento muito seguro, com riscos tão baixos quanto ao de uma cesariana ou retirada de vesícula (colecistectomia), quando realizado em ambiente hospitalar equipado adequadamente e por médicos especializados no cuidado da Obesidade.

Indicações da Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica é destinada ao tratamento da obesidade mórbida e/ou grave e das doenças agravadas por ela. A cirurgia é indicada para:
  • Pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior que 40 kg/m2;
  • Pacientes com IMC igual ou maior que 35 kg/m2, que apresentem doenças desencadeadas pela obesidade ou associadas a ela, como diabetes mellitus, pressão alta, apneia do sono;
  • Obesos há pelo menos 5 anos, que já tentaram outros tratamentos e não tiveram resultado satisfatório, além de pacientes em que a obesidade não seja de origem endócrina;
  • Ter entre 18 e 65 anos; acima de 65 anos, deve ser feita avaliação individualizada, ponderando riscos e benefícios.
  • Não ser dependente de álcool ou qualquer outra substância proibida;

Preparação para a Cirurgia Bariátrica

O paciente precisa realizar uma série de exames antes de passar pela redução de estômago. Os exames mais frequentes são: Endoscopia digestiva, Ultrassom abdominal e Exames de sangue. Em alguns casos, o paciente precisa realizar: Prova de função pulmonar, Polissonografia, entre outros.

Além dos exames também é necessária avaliação com especialistas de outras áreas, como Cardiologista, Psiquiatra e/ou Psicólogo e Nutricionista.

Pós-operatório da Cirurgia BariátricaA duração da dieta na fase líquida é de 10 a 15 dias. A orientação do nutricionista é fundamental para adaptação nesse período, visando ingestão necessária de proteínas e outros nutrientes.

Após este período é possível progredir para uma dieta mais cremosa/pastosa e cerca de 25 a 30 dias depois da cirurgia acontece a transição para comida normal.

Para mais informações sobre a Cirurgia Bariátrica, entre em contato!

Chat
1
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘Olá
Podemos ajudá-lo?