Refluxo Gastroesofágico

O Refluxo Gastroesofágico é um problema que atinge pelo menos 20% da população mundial e é causado pelo mau funcionamento da válvula esofágica, compartimento que controla a passagem do alimento para o estômago.

A perda desse mecanismo que faz com que o alimento e o líquido estomacal voltem do estômago para a boca, causando a sensação de queimação.

Os principais sintomas da doença são: azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta, dor intensa no tórax (que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio), tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Tipos de Cirurgia de Refluxo Gastroesofágico

A cirurgia de Refluxo Gastroesofágico pode ser realizada de maneira convencional ou por laparoscopia.

• Cirurgia de Refluxo Convencional: é uma técnica mais invasiva. Consiste em fazer um corte vertical na parte alta do abdômen do paciente, por onde o cirurgião confecciona uma nova válvula anti-refluxo.
  • Cirurgia de Refluxo Laparoscópica: é feita através de pequenas incisões, com a ajuda de pequenas pinças e câmera, que permitem melhor visualização do local e facilitam o procedimento. O tratamento é pouco invasivo e menos agressivo em relação à técnica convencional, permitindo uma recuperação mais rápida do paciente.

Além de tratar o refluxo, o procedimento também pode corrigir a hérnia de hiato, condição que acontece quando parte do estômago, que deveria ficar no abdômen, se desloca e “sobe” para o tórax, podendo causar a doença do refluxo.

O que é a Cirurgia de Refluxo Gastroesofágico?

Cirurgia para o Refluxo Gastroesofágico é indicada quando o tratamento com medicamentos e cuidados alimentares não têm os resultados esperados e também pode depender do tempo, da intensidade e da frequência dos sintomas.

O paciente pode apresentar complicações como úlceras, desenvolvimento do esôfago de Barrett (danos na parte inferior do tubo que liga a boca e o estômago) e, eventualmente, câncer de esôfago.

A Laparoscopia proporciona redução na dor e nas complicações pós-operatórias, além de um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Pós-operatório da Cirurgia de Refluxo Gastroesofágico

recuperação é rápida, com pouca dor e baixo risco de infecção. Geralmente, o paciente recebe alta 1 dia após a cirurgia e pode voltar ao trabalho em uma ou duas semanas.

O principal cuidado pós-operatório é relacionado a alimentação. Nos primeiros dias, é recomendado dieta de consistência liquida / pastosa e progredindo aos poucos até a dieta habitual.

Para uma recuperação mais rápida e segura, recomenda-se evitar dirigir por pelo menos 10 dias, não ter contato íntimo nas duas primeiras semanas, não levantar pesos, fazer pequenas caminhadas em casa ao longo do dia e retomar os exercícios físicos somente após 1 mês.

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato!