3 meses de bariátrica: o que pode comer?

Após realizar o procedimento bariátrico o paciente deve adotar uma dieta específica durante o processo de recuperação. Mas, e após 3 meses de bariátrica: o que pode comer?

Para entender todo o processo de alimentação pós-cirurgia, continue a leitura!

O que comer após 3 meses de bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento muito indicado para pacientes com obesidade mórbida. Isso porque é capaz de reduzir o peso e oferecer mais qualidade de vida.

No entanto, é preciso muita dedicação e comprometimento antes e depois da realização da cirurgia. Afinal, a bariátrica exige uma série de mudanças na rotina, principalmente relacionada à alimentação.

Após a realização da cirurgia, a alimentação é dividida em algumas etapas para garantir uma boa recuperação, o que pode levar até 90 dias.

Mas, e após os 3 meses de bariátrica: o que pode comer? Para entender melhor, vamos explicar cada uma das etapas. Veja só!

Dieta Líquida

Essa é a primeira etapa da dieta, iniciada logo após a realização do procedimento com duração, em média, de 1 a 2 semanas.

Nesse período, os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida e em pequenos volumes. Geralmente, é recomendado cerca de 100 a 150 ml, fazendo-se cerca de 6 a 8 refeições por dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições.

Durante o período da dieta líquida, é comum que se passe pelas fases:

  • Dieta de líquidos claros: realizada nos primeiros 7 dias, com a introdução de sopas sem gorduras, suco de frutas coados, chás e água. O volume a ser ingerido por refeição deve ser indicado pelo nutricionista.
  • Dieta triturada: após a primeira semana, o paciente pode introduzir alimentos triturados, como cereais, creme de arroz, carnes brancas, legumes e vegetais.

Dieta pastosa

Essa fase tem início cerca de 15 dias após a realização da cirurgia bariátrica. Nela, o paciente pode comer apenas alimentos pastoso como creme de legumes, mingaus, purês e vitaminas.

O volume a ser ingerido por refeição pode ser aumentado pelo nutricionista. Além disso, é fundamental evitar a ingestão de líquidos juntamente com as refeições principais.

Dieta sólida

Após cerca de 30 a 45 dias, o paciente pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados, mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias.

É importante lembrar que os líquidos devem ser ingeridos entre as refeições, sendo importante beber pelo menos 2L de água por dia.

Nessa fase, o paciente pode comer frutas, legumes, cerais integrais, leite e derivados, carne, ovo, massas, entre outras opções. O cardápio será orientado por um nutricionista, que levará em conta as tolerâncias e necessidades de cada indivíduo.

Por fim, depois de 3 meses de bariátrica: o que pode comer?

Após cerca de 90 dias, a alimentação geralmente volta ao normal. Esse período pode variar, dependendo do quadro de saúde de cada paciente.

No entanto, embora os alimentos sejam liberados, é importante adotar uma fase de adaptação.

Além disso, alguns alimentos devem ser evitados nos primeiros 3 meses de bariátrica. Dentre eles: café, chá mate e verde, pimenta, condimentos químicos, mostarda, ketchup e molho inglês, frituras, chocolate e outros doces em geral.

Também é importante evitar sucos industrializados em pó, bebidas alcoólicas, refrigerante e água gaseificada.

Entendeu como funciona a dieta após a cirurgia bariátrica? Para garantir melhores resultados a longo prazo, é fundamental seguir todas as orientações da equipe multidisciplinar. Além disso, uma dieta saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos devem ser parte da rotina.