A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes obesos que não conseguem perder peso através de outros métodos. Isso porque além da obesidade, existem outras doenças tratadas com a cirurgia bariátrica.
Pensando nisso, reunimos aqui 5 dessas doenças para você entender por que esse procedimento pode valer a pena. Confira!
Conheça outras 5 doenças tratadas com a cirurgia bariátrica
Como falamos acima, as vantagens da cirurgia bariátrica vão além do emagrecimento. Isso porque, também pode beneficiar os pacientes obesos tratando outras doenças.
Abaixo, listamos 5 doenças tratadas com a cirurgia bariátrica. Veja só!
Diabetes tipo 2
Uma das doenças tratadas com a cirurgia bariátrica é o diabetes tipo 2. Em muitos casos, a doença está associada à obesidade!
Essa doença é caracterizada pela resistência do corpo à ação da insulina, responsável por regular a glicose no sangue. Em pacientes obesos, essa ação é prejudicada pelo excesso de gordura.
Portanto, com a cirurgia bariátrica é possível diminuir essa resistência, controlando os níveis da doença.
Problemas cardíacos e hipertensão
Assim como a diabetes tipo 2, os problemas cardíacos podem estar relacionados à obesidade. É por essa razão que o procedimento cirúrgico pode tratar esses quadros.
De acordo com estudos, a cirurgia bariátrica é capaz de reduzir os índices de insuficiência cardíaca em 62%. Além disso, também reduz os índices de AVC e de infarto.
Já a hipertensão ocorre quando há um aumento da pressão nos vasos sanguíneos, muito comum em indivíduos obesos. Essa condição pode levar a vários problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos ou AVCs.
Nesses casos, também é recomendada uma mudança significativa dos hábitos do paciente. É importante evitar consumo de álcool, praticar exercícios físicos regulares e manter uma dieta equilibrada.
Esteatose hepática
Dentre as doenças tratadas com a cirurgia bariátrica podemos citar a esteatose hepática.
O procedimento pode controlar e diminuir os casos de gordura no fígado, que pode evoluir para quadros de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.
Apneia do sono
A apneia do sono também é uma das doenças tratadas com a cirurgia bariátrica. Por ser uma doença comum em obesos, pode ser controlada com o emagrecimento promovido pelo procedimento.
Essa condição pode causar paradas respiratórias involuntárias durante o sono. Isso acontece devido ao excesso de gordura nas áreas do pescoço e do tronco, o que dificulta a respiração.
Sendo assim, a perda de peso promovida pela cirurgia bariátrica poderá levar a uma melhora significativa do quadro.
Hipertrofia ventricular
Essa condição ocorre quando o músculo do coração aumenta muito de tamanho, podendo resultar em parada cardíaca repentina.
Em pessoas obesas, o coração trabalha mais do que deveria para sustentar o volume e estrutura corporal. Por isso, a hipertrofia ventricular é comum nesses pacientes, mas pode ser controlado com a cirurgia bariátrica.
Como podemos ver, a cirurgia bariátrica pode trazer inúmeros benefícios que estão associados à redução de peso. No entanto, é muito importante contar com a avaliação e o acompanhamento médico nesse processo.
Afinal, só um profissional especializado poderá avaliar a sua saúde e apontar os riscos envolvidos. Assim, você se sentirá mais preparado para todos os passos que esse procedimento exige.