A cirurgia bariátrica é um procedimento muito recomendado aos pacientes obesos, já que proporciona mais saúde e bem-estar. Hoje em dia, existem alguns tipos de procedimentos disponíveis. Por isso, hoje vamos explicar o que é Bypass.
Para entender mais sobre essa técnica continue a leitura!
Afinal, o que é o bypass gástrico?
O termo Bypass significa desvio e é isso que é realizado no procedimento. A cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago e em uma alteração do intestino. Mas, para entender melhor o que é Bypass, vamos explicar um pouco mais!
O procedimento é invasivo, realizado com anestesia geral, e faz com que o estômago seja reduzido a 10% do volume total.
Para isso, o estômago é dividido em dois, e a parte maior é isolada no organismo. Em seguida, é feito um corte no intestino, que será ligado à parte menor do estômago.
Essas alterações restringem a quantidade de alimento que pode ser ingerida durante as refeições. Dessa forma, auxilia na diminuição da quantidade de calorias, o que leva a uma perda considerável de peso.
O Bypass é indicado para pessoas com IMC acima de 35kg/m². Principalmente quando a pessoa apresenta problemas de saúde relacionados.
Além disso, o Bypass é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizados pelos médicos devido à eficácia e segurança. Aliás, pode ser feita pelo SUS, de forma gratuita.
Como é feito o Bypass gástrico?
Para entender melhor o que é Bypass é importante saber como esse procedimento é realizado.
Na cirurgia, o estômago é grampeado, formando um pequeno reservatório gástrico. Com isso, a capacidade do estômago é reduzida de 1,5 litro para cerca de 100 ml.
Em seguida, é feito um corte no intestino, que se liga a esse reservatório e configura uma alça alimentar. Esse será o caminho por onde o alimento deverá passar, o que reduz a absorção dos alimentos dentro do estômago.
Além de reduzir o tamanho do estômago, a cirurgia consegue proporcionar uma maior perda de peso através de alterações dos hormônios.
Isso porque o procedimento também reduz a Grelina, conhecido como hormônio da fome, que é produzido na parte do estômago que deixa de funcionar com a cirurgia.
O procedimento também provoca um aumento na produção de GLP1, o hormônio da ansiedade, já que a comida chega mais rapidamente ao intestino.
Como é a recuperação?
Agora que você já sabe o que é Bypass, veja como é a recuperação do paciente após o procedimento.
Os primeiros 2 ou 3 dias de recuperação são realizados em internação no hospital. Nesse período o paciente é acompanhado pelo cirurgião, anestesista e enfermeiro.
Isso porque é necessário administrar soro na veia para hidratar e dar energia ao corpo. Afinal, leva um tempo para que o paciente possa receber alimentação.
Após esse período, o indivíduo passará a receber uma dieta líquida, conforme orientação do médico e nutricionista. A dieta irá progredir gradualmente com a introdução de alimentos pastosos e sólidos à medida que o paciente se recupera. No entanto é importante saber que esse processo pode levar cerca de 3 meses.
É fundamental que o paciente faça um acompanhamento pós-operatório com uma equipe multidisciplinar. Assim, é possível aproveitar todos os benefícios do procedimento de forma saudável e sem abrir mão de seu bem-estar.
Entendeu o que é Bypass? Esse é um dos métodos mais recomendados para pacientes obesos. Entretanto, é preciso estar comprometido com um novo estilo de vida para garantir resultados a longo prazo