Qual a diferença entre Bypass e Sleeve?

Hoje em dia existem alguns tipos de cirurgia bariátrica indicados para os pacientes que desejam melhor qualidade de vida. Por isso, vamos explicar qual a diferença entre Bypass e Sleeve.

Esses dois métodos são os mais indicados pelos especialistas. Então, continue a leitura para saber mais sobre cada um deles!

Entenda qual a diferença entre Bypass e Sleeve

Quando o assunto é cirurgia bariátrica é comum os pacientes apresentarem dúvidas em relação ao tipo de procedimento. Afina, qual a diferença entre Bypass e Sleeve?

Os dois procedimentos utilizam a redução do estômago para auxiliar na diminuição do peso. Porém, existem alguns passos diferentes entre um método e outro.

Abaixo, vamos explicar um pouco melhor como são realizados os dois procedimentos. Confira!

Cirurgia Bypass

Para entender qual a diferença entre Bypass e Sleeve, vamos começar explicando um pouco mais sobre o método mais realizado: o Bypass.

O Bypass gástrico é um método estudado há anos no Brasil e no mundo. Logo, seus desafios e eficácia já foram estudados e devidamente comprovados. Por essa razão é o método de cirurgia bariátrica mais realizado.

Também chamado de Bypass em Y de Roux, a cirurgia consiste na redução do estômago e na alteração do intestino.

No primeiro momento, o estômago é grampeado e tem o seu tamanho reduzido para um reservatório com 50 a 100 ml de volume. Em seguida é realizado um corte no intestino para que seja ligado à porção reduzida do estômago.

A parte maior do estômago é isolada e inativa, mas não é retirada do organismo.

O Bypass também reduz a produção de Grelina, o hormônio da fome. Isso poque é produzido na parte do estômago que é inativado com a cirurgia. Além disso, também provoca na produção de GLP1, o hormônio da saciedade.

Isso acontece porque a comida passa a chegar mais rapidamente no intestino. Por fim, o método também ajuda a controlar o diabetes, já que estimula a liberação de hormônios capazes de reduzir a resistência à insulina.

Entretanto, o paciente deverá seguir uma série de recomendações médicas para o resto da vida.

Cirurgia Sleeve

Agora, vamos explicar um pouco melhor sobre o segundo método para entender qual a diferente entre Bypass e Sleeve. Vamos lá!

O método Sleeve também é conhecido por gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia. Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 e 150 ml de volume.

Para isso é utilizado um grampeador para retirar a grande curvatura, o corpo e o fundo do estômago. Diferentemente do Bypass gástrico, esse procedimento não manipula o intestino e mantém o caminho original do trânsito dos alimentos.

Por atuar somente em um órgão, esse método é menos invasivo. Além disso, não há perda intestinal e ocorre pouca mudança na capacidade de absorção de nutrientes.

O procedimento Sleeve favorece a produção de hormônios intestinais capazes de aumentar a sensação de saciedade. Também precisa ser acompanhado com equipe multidisciplinar e a reposição de vitaminas deve ser feita.

Outra diferença é que Sleeve é irreversível, enquanto o Bypass teoricamente pode ser revertido.

Entendeu qual a diferença entre Bypass e Sleeve? Independentemente do método escolhido, é importante saber que os dois procedimentos são seguros e podem ser indicados de acordo com as características de cada paciente.