Pedra na Vesícula

A vesícula biliar é um órgão com formato semelhante a um saco. Ela fica localizada abaixo do fígado, no lado direito do abdômen. Sua função principal é armazenar a bile e descarregá-la no duodeno durante a digestão.

Colelitíase é a formação de cálculos na vesícula biliar (pedra na vesícula), problema causado por um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile.

Os cálculos biliares (colelitíase) podem provocar sintomas ou não. Os mais comuns são: dor abdominal, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, icterícia (amarelamento da pele, mucosas ou parte branca dos olhos), diarreia, fezes esbranquiçadas e urina escura.

As pedras na vesícula são mais frequentes em mulheres, indivíduos com mais de 40 anos, obesos, fumantes e pacientes com diabetes e colesterol elevado.

O tratamento definitivo desta doença é cirurgia, chamada de Colecistectomia.

Como é feita a Colecistectomia?

Existem duas técnicas de Colecistectomia: a Laparoscópica e Convencional (ou aberta).
  • Colecistectomia Laparoscópica: é feita com anestesia geral e consiste em introduzir 3 ou 4 pequenas cânulas no abdômen através de pequenos orifícios. Com uma câmera especial, o cirurgião observa o interior do paciente e, através de alguns instrumentos cirúrgicos, separa a vesícula biliar dos outros órgãos e a remove.
  • Colecistectomia Convencional (Aberta): é uma técnica mais antiga e que caiu em desuso, tendo sua indicação em situações excepcionais. Consiste em fazer uma grande incisão no abdômen para retirada da vesícula. Não traz os benefícios da técnica laparoscópica (minimamente invasiva).

Indicações da Colecistectomia

A Cirurgia da Vesícula é indicada quando a vesícula está doente e produz cálculos biliares. Além disso, é indicada em outras situações: inflamação na vesícula (colecistite aguda) e presença de pólipos na vesícula.

O que é Colecistectomia?

A Cirurgia da Vesícula (Colecistectomia) é um procedimento cirúrgico que consiste em remover a vesícula biliar. Atualmente, a cirurgia é realizada através da laparoscopia, técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema de imagens e instrumentos introduzidos no organismo através de pequenas incisões para remover o órgão danificado.

A Laparoscopia proporciona redução na dor e nas complicações pós-operatórias, além de um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Pós-operatório da Colecistectomia

Após a Colecistectomia Laparoscópica, o pós-operatório costuma ser bem simples, exigindo somente um dia de internação ou até mesmo alta médica no mesmo dia.

A dor após a cirurgia é tipicamente passageira. Ainda assim, em caso de necessidade é possível aliviar a dor facilmente através de medicamentos analgésicos prescritos pelo cirurgião.

A alimentação tem início algumas horas após a cirurgia, assim como a deambulação (andar, caminhar). Já a dieta varia em função da tolerância do paciente. Nos primeiros dias, a alimentação deve ser sem gorduras.

Para mais informações sobre o tratamento da pedra na vesícula (colelitíase), entre em contato!