Hérnia é quando ocorre um defeito na musculatura do abdome, formando um orifício por onde se desloca o conteúdo abdominal.
Pode ocorrer em diversas partes do abdome. É causa comum de dor na região da virilha. Os tipos mais frequentes de hérnia são: Hérnias Incisionais, Hérnias Umbilicais e Hérnias Inguinais.
A Herniorrafia, também conhecida como Cirurgia de Hérnia Abdominal ou Hernioplastia, consiste em fechar o anel herniário (hérnia) por meio de pontos cirúrgicos e/ou colocação de telas.
Essa tela é uma rede feita de material orgânico, sintético ou ambos, que tem como objetivo fechar o defeito e formar tecido cicatricial (fibrose) no local, pois a fibrose é mais espessa e resistente que o tecido que se formaria sem a colocação da tela.
O tipo de cirurgia depende de qual é o tipo de hérnia e do estado de saúde do paciente.
Hérnia Inguinal: a cirurgia para hérnia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é indicada especialmente quando o paciente está com sintomas.
Este tipo de cirurgia pode ser feito de duas formas. A forma clássica, no qual é feito um corte na região da virilha, corrigindo o defeito com a colocação de tela. E por laparoscopia, onde são realizados apenas 3 pequenos cortes, com a colocação de uma tela sintética. Desse modo, tem o benefício de menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades.
O pós-operatório da cirurgia de hérnia abdominal acontece, normalmente, com uma rápida recuperação e no período de 1 a 2 dias o paciente já pode retornar para casa. As recomendações para o pós-operatório são:
Para dúvidas ou mais informações sobre a Cirurgia de Hérnia Abdominal, entre em contato!
Dr. Victor Loverso © Todos os Direitos reservados. Produzido por Lionstec.