Hérnias

Hérnia é quando ocorre um defeito na musculatura do abdome, formando um orifício por onde se desloca o conteúdo abdominal.

Pode ocorrer em diversas partes do abdome. É causa comum de dor na região da virilha. Os tipos mais frequentes de hérnia são: Hérnias Incisionais, Hérnias Umbilicais e Hérnias Inguinais.

  • Hérnias Incisionais: A hérnia incisional acontece no local da cicatriz de uma cirurgia no abdome. Isso ocorre por tensão excessiva e cicatrização inadequada na parede abdominal.
  • Hérnias Umbilicais: Aparecem na forma de abaulamento em volta do umbigo e geralmente são causadas pela passagem de alguma alça intestinal pelo tecido muscular.
  • Hérnias Inguinais: Surgem na virilha e podem se estender até os testículos, provocando a hérnia inguino-escrotal.

O que é Herniorrafia?

A Herniorrafia, também conhecida como Cirurgia de Hérnia Abdominal ou Hernioplastia, consiste em fechar o anel herniário (hérnia) por meio de pontos cirúrgicos e/ou colocação de telas.

Essa tela é uma rede feita de material orgânico, sintético ou ambos, que tem como objetivo fechar o defeito e formar tecido cicatricial (fibrose) no local, pois a fibrose é mais espessa e resistente que o tecido que se formaria sem a colocação da tela.

Tipos de Herniorrafia e como são feitas

O tipo de cirurgia depende de qual é o tipo de hérnia e do estado de saúde do paciente.

  • Hérnia Inguinal: a cirurgia para hérnia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é indicada especialmente quando o paciente está com sintomas.

    Este tipo de cirurgia pode ser feito de duas formas. A forma clássica, no qual é feito um corte na região da virilha, corrigindo o defeito com a colocação de tela. E por laparoscopia, onde são realizados apenas 3 pequenos cortes, com a colocação de uma tela sintética. Desse modo, tem o benefício de menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades.

  • Hérnia Umbilical: é uma cirurgia simples e que pode ser feita através de um corte na região do umbigo ou por laparoscopia. Em alguns casos pode ser colocada uma tela o no local da cirurgia para impedir que a hérnia volte.
  • Hérnia Incisional: essa cirurgia tem como objetivo fundamental restaurar a função da parede abdominal. Pode ser feita de maneira convencional, através de corte na região da cicatriz existente e com colocação de tela, ou através de laparoscopia. O caso deve ser avaliado na consulta e com exames para definir o melhor tipo de abordagem.

Pós-operatório da Herniorrafia

O pós-operatório da cirurgia de hérnia abdominal acontece, normalmente, com uma rápida recuperação e no período de 1 a 2 dias o paciente já pode retornar para casa. As recomendações para o pós-operatório são:

  • Usar medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor prescritos pelo médico;
  • Não realizar esforço físico intenso por período determinado;
  • Retornar para consulta de reavaliação após a cirurgia;

Para dúvidas ou mais informações sobre a Cirurgia de Hérnia Abdominal, entre em contato!

 
Chat
1
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘Olá
Podemos ajudá-lo?