A gastrectomia vertical é um procedimento invasivo, realizado com anestesia geral. Na prática, essa cirurgia consiste na remoção de parte do estômago.
Dessa forma, é capaz de diminuir a capacidade do órgão de armazenar comida. Assim, essa cirurgia pode levar a perda de 40% do peso inicial.
Por essa razão, o procedimento é indicado para tratamento da obesidade quando outros tratamentos não apresentaram resultados.
Além disso, pessoas com IMC superior a 35 kg/m² também poder realizar a gastrectomia vertical. Especialmente as que apresentam outras doenças relacionadas.
Geralmente a cirurgia dura 1 hora e é comum que o paciente fique internado por, pelo menos, 1 dia.
O procedimento é realizado por videolaparoscopia, no qual são feitos pequenos furos no abdômen. Assim são inseridos tubos e instrumentos para fazer os cortes no estômago, sem que seja necessário fazer um grande corte na pele.
Durante a cirurgia, o estômago tem o seu tamanho reduzido e ganha o formato de um tubo. Dessa forma, sobrará menos espaço para o armazenamento de alimentos, fazendo com que o paciente faça a ingestão de porções menores de comida.
A gastrectomia vertical é uma cirurgia mais simples quando comparada ao Bypass gástrico. Além disso, a perda de peso ocorre de forma gradual ao longo de anos, reduzindo os riscos de complicações.
No entanto, continua sendo uma técnica bastante importante para o tratamento da obesidade e sem a possibilidade de ser revertida.
Na recuperação da cirurgia de gastrectomia vertical recomendamos 30-45 dias para retorno a atividades físicas regulares. Portanto é de extrema importância fazer alterações no estilo de vida.
Isso inclui uma dieta balanceada, indicada pelo nutricionista, e a prática de exercícios físicos regulares.
Além disso, é preciso seguir à risca todas as recomendações médicas para que a recuperação seja saudável e sem complicações. Com esses cuidados, você conseguirá perder o excesso de peso e garantir mais saúde e qualidade de vida.
Dr. Victor Loverso © Todos os Direitos reservados. Produzido por Lionstec.