A Cirurgia Bariátrica e Metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade ou redução de estômago, é considerada o principal tratamento contra a obesidade, doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo e que é fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia do sono, entre outras.
A obesidade possui várias causas, podendo estar ligado à maus hábitos alimentares, sedentarismo, genética do indivíduo e disfunções endócrinas.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que a obesidade atinge cerca de 20% da população, especialmente pessoas entre 55 e 64 anos. No mundo, são aproximadamente 600 milhões de pessoas com a doença.
O paciente precisa realizar uma série de exames antes de passar pela redução de estômago. Os exames mais frequentes são: Endoscopia digestiva, Ultrassom abdominal e Exames de sangue. Em alguns casos, o paciente precisa realizar: Prova de função pulmonar, Polissonografia, entre outros.
Além dos exames também é necessária avaliação com especialistas de outras áreas, como Cardiologista, Psiquiatra e/ou Psicólogo e Nutricionista.
Pós-operatório da Cirurgia BariátricaA duração da dieta na fase líquida é de 10 a 15 dias. A orientação do nutricionista é fundamental para adaptação nesse período, visando ingestão necessária de proteínas e outros nutrientes.
Após este período é possível progredir para uma dieta mais cremosa/pastosa e cerca de 25 a 30 dias depois da cirurgia acontece a transição para comida normal.
Para mais informações sobre a Cirurgia Bariátrica, entre em contato!
Dr. Victor Loverso © Todos os Direitos reservados. Produzido por Lionstec.