Câncer de Cólon

O Câncer de Cólon, doença que abrange tumores que atingem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, é um dos tipos de câncer mais incidentes no Brasil e no mundo.

Cerca de 90% desses tumores se iniciam a partir de pólipos (lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso) e a maioria deles está relacionada aos hábitos de vida, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool.

O tratamento de Câncer de cólon envolve diversas abordagens terapêutica, sendo o tratamento cirúrgico fundamental para controle dessa doença.

Tipos de Colectomia

Existem vários tipos de Colectomia. Os principais são:

• Colectomia total: envolve a remoção de todo o cólon;
  • Colectomia parcial: consiste em remover parte do cólon. Também pode ser chamado de colectomia subtotal;
  • Hemicolectomia: visa remover a parte direita ou esquerda do cólon;
  • Proctocolectomia: envolve a remoção tanto do cólon quanto do reto;

Durante a cirurgia é feito um procedimento para unir as partes do sistema digestivo, sempre que possível, chamado de anastomose. Dessa forma, tentamos evitar uso de colostomia para eliminação de fezes, mantendo o trânsito intestinal de maneira habitual.

O que é Colectomia?

Colectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover a totalidade ou parte do cólon que foi afetada pelo Câncer de Cólon, com o objetivo de tratar a doença e evitar que ela se espalhe.

Indicações da Colectomia

A ressecção do cólon pode ser feita para tratar doenças como:

• Câncer do cólon;
  • Diverticulite;
  • Abscesso;
  • Bloqueio no cólon (obstrução intestinal);
  • Obstrução intestinal;
  • Doença inflamatória do intestino, como a doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa;

Como é feita a Colectomia?

A Cirurgia do Câncer de Cólon pode ser feita de duas maneiras: cirurgia aberta ou laparoscópica.

• Cirurgia aberta: a Colectomia aberta consiste em fazer uma incisão no abdômen para acessar o cólon. O cirurgião utiliza instrumentos para remover parte do cólon a partir do tecido circundante e corta uma porção do cólon ou todo o órgão. Durante toda a cirurgia o órgão está exposto.
  • Cirurgia Laparoscópica: a Colectomia Laparoscópica (ou minimamente invasiva) requer de 3 a 5 pequenas incisões no abdômen. Uma câmera é introduzida através de um tubo e o gás (dióxido de carbono) é utilizado para inflar o abdômen do paciente, permitindo uma melhor visualização do interior do abdome. É necessário a utilização dos instrumentos especializados por meio dos tubos para executar a operação.

Para fazer a retirada de parte do cólon, uma das incisões é ampliada e o órgão é retirado para fora do corpo, para que o cirurgião consiga remover a parte afetada.

Pós-operatório da Colectomia

Após a cirurgia, o paciente recebe medicamentos para ajudar a aliviar a dor. Ele ficará no hospital até recuperar a função intestinal, o que pode demorar alguns dias.

No primeiro momento, a nutrição é realizada por via venosa. Após essa fase, serão inseridos líquidos claros na alimentação, partindo depois para os alimentos sólidos.

A maioria das pessoas fica de 3 a 7 dias no hospital após a cirurgia (3 a 5 para uma cirurgia laparoscópica e de 5 a 7 para uma cirurgia aberta).

Durante as 2 primeiras semanas após a operação, o paciente deve fazer atividades físicas leves, como caminhar. Atividades pesadas estão proibidas nas primeiras 6 semanas, incluindo a elevação de peso. Após este período, é possível retomar gradualmente os trabalhos mais pesados, segundo as instruções do seu médico.

Para dúvidas ou mais informações sobre o tratamento do Câncer de Cólon, entre em contato!